Introdução
O Instituto Nacional de Estatísticas Português – INE concluí senso em concluiu o senso 2021 no qual concluiu uma demonstração estatística que concluiu que a população portuguesa encolheu em 200.000 pessoas. No período de 2011 a 2021 a real redução foi de 214.286 pessoas.
Diante do cenário encontrado no censo a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa afirmou que o País “vai precisar de muita mão de obra e muitos investimentos”, ela preconizou que “deve ser exercida uma política ativa de atração de imigrantes” disse isso em entrevista que Portugal vai precisar de imigrantes.
Senso
Segundo a conclusão do senso na última década, Portugal experimentou um decréscimo populacional de 2%, e ainda foi incrementada a litoralização da população, além da concentração da população em grandes centros. As autoridades portuguesas já tinham noção do que vinha sendo o movimento das pessoas nesse sentido. A perda de população não se deu somente no interior, mas em todo país, situação que preocupa uma nação que pretende recuperar a economia, e que na verdade precisa começar investindo em pessoas.
Residem em Portugal hoje 10.347.892 pessoas, portanto menos 214.286 do que no ano inicial da pesquisa feita pelo INE.
Conclusão
Certamente que esse cenário é animador para brasileiros que pretendam imigrar para a pátria amiga, já passou a hora de aqueles que pretendem imigrar iniciarem os seus planejamentos pessoais, destaco que as palavras da ministra aqui transcritas falou em mão de obra, portanto além de pesquisar a forma de entrada em Portugal, quanto dinheiro levar, aonde viver, que estão dentre as perguntas mais recebidas por nossa assessoria, em se considerando a necessidade de mão de obra, penso ser importantíssimo aqueles que pretendem cruzar o atlântico, também se preparassem profissionalmente, para fazer frente a necessidade de mão de obra existente naquele país.
A oportunidade que se apresenta não é só a da mudança de Brasil para Portugal, mas com a base profissional também é possível que o crescimento seja alcançado
Marco Aurélio Lucas da Silva
Advogado